Cia Carona de Teatro lança o Cena Catarina, projeto que investe no desenvolvimento de grupos artísticos do Estado

Será lançado em 21 de julho o Projeto Cena Catarina, idealizado pela Cia Carona de Teatro, de Blumenau, com a produção da Verbo Projetos e fomento do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina. O Cena Catarina tem como objetivo a produção teatral, realizando a nucleação de 4 grupos teatrais dentro da Cia Carona e a circulação de 10 espetáculos na programação que será colocada em cartaz.

“A partir do edital que será publicado junto do lançamento do Cena Catarina, a Cia Carona irá selecionar 10 espetáculos catarinenses de teatro e dança, para apresentações no Teatro Carlos Gomes e fará a escolha de quatro grupos artísticos que serão acolhidos para desenvolver seus trabalhos dentro da estrutura proporcionada pela Cia Carona” , destaca o diretor de produção da Verbo Projetos, Rodrigo Dal Molin.

Esse acolhimento dos quatro grupos terá como benefícios concedidos o apoio logístico, de produção, de divulgação, recursos financeiros para os artistas e a oportunidade de apresentações públicas no Teatro Carlos Gomes, com a chancela da Cia Carona. Todas as apresentações serão gratuitas, com parte da plateia formada pela comunidade escolar e outra aberta ao público em geral. O resultado de todo este trabalho de nucleação dos grupos será apresentado ao público em março de 2024.

Ainda em 2023, os 10 espetáculos de teatro, dança e performance selecionados serão colocados em cartaz no Teatro Carlos Gomes na programação com bilheteria gratuita nos meses de setembro, outubro e novembro.

Cena Catarina contará com repertório da Cia Carona e espaço de conhecimento

A programação do projeto contará também com espetáculos já trabalhados da Cia Carona. Entre as obras estão É tentando Que Se Desiste, A Segunda Eva, Das Águas e a remontagem da obra Como Nasceu A Alegria.

Enquanto ensino, serão oferecidas seis oficinas destinadas a artistas, educadores e pessoas da comunidade, com o objetivo de formação continuada em teatro.

Noite de Lançamento contará com espetáculo gratuito

Convidados e público presentes no lançamento do Projeto Cena Catarina, na noite de 21 de julho, terão a oportunidade de vivenciar o espetáculo Das Águas, produção com texto de Gregory Haertel, direção de Fábio Hostert e trilha sonora de Mareike Valentin. A apresentação será em arena montada no palco do Grande Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, a partir das 19h30min, com entrada franca.

O Cena Catarina é idealizado pela Cia Carona de Teatro, de Blumenau, com a produção da Verbo Projetos e fomento do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com apoio das empresas Altenburg, Cartondruck, Silmaq e Tirol a partir da destinação do ICMS ao incentivo da cultura.

Informações adicionais com Rodrigo Dal Molin no e-mail cenacatarina@ciacarona.com.br ou no telefone 47 991855074.
________

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagens Arquivo Cia Carona – créditos Sabrina Martendal
Conteúdo liberado para uso parcial com ou sem edições, ou na íntegra, conforme atenda as políticas editoriais do veículo de imprensa que o receber.

Cena Catarina